quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Temas para Redação.


Redação UEL
1. Leia o tema dado a seguir e analise as idéias nele contidas.
TEMA
“A preguiça é a mãe do progresso; se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”
2. A frase acima é do escritor Mário Quintana. Trata-se apenas de um pensamento bem-humorado ou de uma antiga verdade, que a tecnologia moderna vem confirmando?
4. Faça uma dissertação, na qual você argumentará para esclarecer sua posição diante dessa frase.
5. A dissertação deve ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30, considerando-se letra de tamanho regular.
Redação UEL – julho
Redação
1. Leia o tema dado a seguir e analise as idéias nele contidas.
TEMA
O espaço que o homem habita diz muito de seu modo de ser.
2. Considerando essa afirmação, leia atentamente o texto publicitário abaixo.
Apartamento pronto para morar
Zona nobre - 1 dormitório, 2 vagas em garagem privativa coberta
Central de vendas: Rua Guapuruvu, 503 - Fone: 1052-5616
3. Faça uma dissertação em que você, ten-do refletido sobre a relação entre os dois textos, exponha o que pensa a respeito do tema.
4. A dissertação deve ter a extensão mí-nima de 20 linhas e máxima de 30, considerando-se letra de tamanho regular.
Redação UEL - janeiro
TEMA
Muitos homens, neste final de século, duvidam de que a humanidade possa caminhar para melhor sem a recuperação daquilo que a competição vem insistentemente abafando: a idéia de coletividade.
Redação UEL - julho
TEMA
Num noticiário de TV, tão veloz e tão variado, todas as notícias parecem ter o mesmo peso.
Redação UEL - janeiro
TEMA
Não basta saber interpretar o que se lê num texto, é preciso interpretar o mundo em que se vive.
Redação UEL - julho
TEMA
Os homens de fato se comunicam por meio dos computadores ou apenas trocam informações?
Redação UEL - janeiro
TEMA
A Escola é o caminho necessário para o exercício pleno da cidadania.
Redação UEL - julho
TEMA
Pagam o preço do progresso aqueles que menos desfrutam dele.
Redação UEL - janeiro
TEMA
Fatos históricos: quem os conta? quem os sofre?
Redação UEL - janeiro
TEMA
O grande vencedor é aquele que não se deixa abater pela derrota.



Outros temas:

TEMA
Bonnie nasceu nesses dias em que a morte rondou-nos com sua brutal e irredutível presença. Em sua ovina, alva e simbólica inocência, ela surgiu na TV e nos jornais, ao lado da mãe, Dolly. Nenhuma das duas suspeita de onde veio e para onde irá. Não se indagam, não formulam, não têm angústias: são apenas ovelhas, viverão e morrerão.
Para os humanos, contudo, Dolly e Bonnie são mais do que dois límpidos e pacíficos animais. São um novo episódio do ancestral duelo que a humanidade trava contra a natureza. Um ensaio divino da razão, uma esperança, possivelmente vã, de que um dia o destino humano complete-se e triunfe sobre a mãe criadora.
Até lá, porém, continuará a conviver com a morte, esse defeito irrevogável da criação,,.
(Gonçalves M.A., Domingueira, Folha de São Paulo, 26/4/98, pg. 1-9).
Ita
Instruções para Redação
Redija uma dissertação ( em prosa, de aproximadamente 25 linhas) sobre "A relação do brasileiro com o trabalho". Os excertos abaixo poderão servir de subsídio para a elaboração de sua redação. Não os copie. ( Dê um título ao seu texto. A redação final deve ser feita com letra legível, à tinta.)
1. Aos 9 anos comecei a tentar trabalhar. Ajudava um vizinho que fazia doce de banana e de mamão para vender na feira. Na hora de lavar aqueles tachos enormes de cobre, os filhos e os netos dele achavam feio fazer trabalho de mulher _ arear a panela, com areia mesmo, porque Bombril vim conhecer só aqui no Rio. Eu ganhava aquele dinheirinho para a merenda. Também quebrei pedra _ é, pedra mesmo. Lá no sertão não tinha máquina para fazer concreto, era tudo na mão. Os homens gritavam fogo na hora de estourar a pedreira e todo o mundo da vila se escondia debaixo das camas. Quando acabava o estouro, a gente corria com cesto ou lata para pegar os pedaços de pedra, trazia para o quintal, quebrava tudo com a mão e esperava o medidor que vinha pesar as latas. ( Veja, Especial Mulher, _ set/ 1994)
2. Nos ofícios urbanos reinavam o mesmo amor ao ganho fácil e a infixidez que tanto caracterizam, no Brasil, os trabalhos rurais. Espelhava bem essas condições o fato, notado por alguém, em fins da era colonial, de que nas tendas de comerciantes se distribuíam as coisas mais disparatadas deste mundo, e era tão fácil comprarem-se ferraduras a um boticário como vomitórios a um ferreiro. Poucos indivíduos sabiam dedicar-se a vida inteira a um só mister sem se deixarem atrair por outro negócio aparentemente lucrativo. E ainda mais raros seriam os casos em que um mesmo ofício perdurava na mesma família por mais de uma geração, como acontecia normalmente em terras onde a estratificação social alcançara maior grau de estabilidade. ( Holanda, Sérgio Buarque de, Raízes do Brasil, Rio de Janeiro: José Olympio, 1978)
3. Muito diferente da concepção anglo-saxã que equaciona trabalho ( work) com agir e fazer, de acordo com sua concepção original. Entre nós, porém, perdura a tradição católica romana e não a tradição reformadora de Calvino, que transformou o trabalho como castigo numa ação destinada à salvação. Para nós, brasileiros, que não nos formamos nessa tradição calvinista, achamos que o trabalho é um horror. ( Da Matta, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de janeiro, Rocco, 1984)
4. Os executivos estão desfrutando cada vez menos o período de férias. É o que aponta uma pesquisa feita pelo grupo Catho, especializado em Recursos Humanos, com 1.356 profissionais em todo o país. Os resultados revelam que o descanso tradicional de 30 dias já virou utopia para muitos: 57,5% dos entrevistados tiraram férias de apenas duas semanas ou menos nos últimos 12 meses. Outros 21% não tiraram um dia sequer. Gerentes, supervisores e profissionais especializados _ como advogados, contadores e engenheiros _ são os que menos dão pausa no trabalho durante o ano. ( Folha de São Paulo, 17/5/98)
-------------------------------------------------------------------------------------
• TEMA DE REDAÇÃO
TEXTO I: "A ciência não deve ser limitada por conceitos éticos. O cientista tem de gozar de plena liberdade para levar a cabo suas pesquisas e experimentos, não cabendo à sociedade julgar moralmente o seu trabalho. A ciência é eticamente neutra, cabendo à comunidade usar de maneira justa o resultado da reflexão científica. O teórico dividiu o átomo; os estados criaram as armas nucleares".
TEXTO II: "Compete à sociedade vigiar o cientista. Está é a única forma de coibir pesquisas que possam transgredir as normas éticas que preservam a coesão social das comunidades. Progresso não significa o avanço científico em detrimento da Ética; o verdadeiro avanço da civilização consiste em respeitar as coordenadas da moralidade".
ENTENDA O TEMA
O primeiro texto defende que a pesquisa científica não deve ser policiada pela ética; o segundo, pelo contrário, coloca a Moral acima do progresso científico.
Redija sobre: "A moral e a ciência são contraditórias?".
-------------------------------------------------------------------------------------
TEMAS DE REDAÇÃO:
Texto 1: "O homem contemporâneo vem perdendo a linearidade da linguagem escrita em função da onipresente ditadura das artes e técnicas visuais. A televisão impera em todos os lares, onde pouco se lê e quase não mais se dialoga. A 'telinha' é a dona das atenções gerais e os atores e apresentadores são os novos olimpianos".
Texto 2: "As novelas da televisão são, hoje, o que foram os 'folhetins' do século XIX: o divertimento das classes semi-letradas e semi-cultas das diversas sociedades que formam a comunidade mundial"
Texto 3: "A televisão é a máquina de fazer loucos" (Stanislau Ponte Preta, notável humorista brasileiro)
Leia os textos acima e deles extraia um tema e, em seguida, redija.


Fonte: www.vestibular1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário